sábado, 19 de dezembro de 2009

Um pouco sobre Etnomatemática


O encontro com o diferente_ mas muito diferente: macho e fêmea_ é ponto de partida para você encontrar todos os outros diferentes.(...)Porque a sociedade não é simplesmente o outro com quem você vai brigar, vai competir, vai disputar. Não! O outro é essencial; senão acaba tudo. E, nesse momento, em que a gente supera esse encontro com o outro, nós estamos dando um grande passo para a paz social, no encontro com o outro. Isso é um componente para uma ética: reconhecer a essencialidade do outro. D' Ambrosio (1997, p.32 )

A abordagem etnomatemática vai elém de subsídios metodológicos para o ensino da Matemática no contexto escolar. Não se trata, apenas, da melhoria do processo ensino-aprendizagem da Matemática, mas de desafiar e contestar o domínio de saberes e a valorização desse domínio por alguns, sob pena de destituir outros de seus próprios valores, gerando desigualdade e desrespeito na vida das populações, extermínios de uns para ascenção de outros das sociedades. Portanto, a construção etnomatemática para o trabalho pedagógico é, sobretudo, uma proposta essencial à ética humana.

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